terça-feira, 11 de novembro de 2014

Xadrez


   O xadrez é um jogo de tabuleiro para dois participantes, que duelam dentro de um espaço composto de sessenta e quatro casas. Cada jogador dispõe de dezesseis peças divididas em seis categorias, onde cada categoria influencia na forma em que tal peça se movimenta. O objetivo é derrubar a principal peça do advsersário, o Rei, uma alusão aos conflitos entre senhores feudais na Idade Média.
   Não existe espaço para a sorte dentro de uma partida de xadrez. As armas necessárias para se vencer essa batalha são o raciocínio rápido e a estratégia baseada nas peças que resta ao seu exército de peões e outras representações. O jogo é fortemente ligado a matemática: apenas os quatro primeiro lances da partida podem produzir aproximadamente setenta e duas mil posições diferentes, o que torna o xadrez praticamente uma fonte ilimitada de possibilidades diferentes.
Peças de Shatarunga, acervo do Metropolitan Museum of Art
   Sua origem é atribuída ao século IV na região do Ganges, na Índia, onde sua primeira concepção recebia o nome de Shaturanga ("Os Quatro Elementos de um exército). As representações do tabuleiro faziam alusão a formação dos exércitos daquela época contendo elementos da infantaria, cavalaria, carroças, condutores de elefantes e a realeza(o rei indiano chamado de rajá e seu principal conselheiro, o vizir). Com a disseminação da religião budista pelo continente asiático o jogo chegou até a países como China e Japão, onde recebeu adaptações conforme a cultura local. Por volta do ano de 625 d,C, o jogo migrou também para a Pérsia, onde foi batizado de chatrang.
   A conquista da Pérsia pelos Árabes foi determinante para a expansão do jogo rumo ao Oeste. Conhecido entre os sarracenos como shatranj, o xadrez foi sendo disseminado por rotas de comércio e países conquistados no período entre 711 e 1482 nas regiões da África e da Europa. Neste momento, as peças foram remodeladas seguindo elementos da Idade Média: carroças dando lugar a torres, bispos sendo inseridos ao jogo e a presença da peça Rainha ao lado do Rei. No princípio, a Igreja Católica tentava impedir que seus fiéis jogassem, o que pode ser atribuído ao alto número de aposta realizadas pelos participantes. Com o passar do tempo, sacerdotes passaram a realizar partidas dentro das próprias Ordens religiosas, utilizando inclusive o Xadrez como base para metáforas sobre o comportamento da vida e a própria sociedade da época. Além disso, várias partidas e situações diferentes com as peças foram documentadas, de forma que jogadas históricas e situações desafiadoras podem revidadas em um contexto atemporal.
   O Xadrez ganhou seus contornos modernos por volta de 1475 para que as partidas se tornassem mais rápidas, assim a movimentação de diversas peças foram alteradas. Nos dias de hoje, o jogo é considerado também um esporte, sendo representado por diferentes Federações e tendo torneios sendo disputados ao redor do mundo.
Peças de Xadrez moderno
    Curioso para saber mais sobre esse fantástico jogo de tabuleiro? Você pode conferir mais informações nos links disponíveis abaixo, além de conferir este e outros jogos na nossa Exposição "Eu brinco, Tu brincas, Nós brincamos".
   Vem jogar com a gente!








Referências:
-CASTRO, Celso. Uma história cultural do xadrez. Cadernos de Teoria da Comunicação, Rio de Janeiro, v.1, nº2, p.3-12,1994. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1233.pdf. Acessado em 11/11/2014.

-Como surgiu o jogo de xadrez, Planeta Educação. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=446. Acessado em: 11/11/2014.

-História do Xadrez. Tabuleiro de xadrez. Disponível em: http://www.tabuleirodexadrez.com.br/historia-do-xadrez.html. Acessado em: 11/11/2014.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário